O mês de abril celebrar a conscientização da população na prevenção da cegueira com diagnóstico, tratamento e reabilitação precoce. E o que chamamos de abril marrom. Esse nome vem se consolidando no calendário de temáticas de saúde para a conscientização sobre o problema.

Cerca de 85% da nossa comunicação com o mundo exterior se dá através dos olhos. Eles são um patrimônio muito precioso, mas não são tratados com a devida atenção. Isso precisa mudar.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Brasil possui 1,2 milhão de cegos. São mais de 6 milhões de brasileiros com alguma deficiência visual. As causas são variáveis, mas o que chama a atenção é que, na maioria dos casos, a perda da visão poderia ter sido evitada com prevenção e diagnóstico precoce. Essas ocorrências poderiam ser evitadas se a população consultasse um especialista pelo menos uma vez ao ano, assim teria maior probabilidade de diagnóstico, tratamento e reabilitação precoce. Desta maneira poderia em muitos casos conservar a visão muito melhor ou evitar a cegueira.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados se identificados precocemente. Consultas regulares, são essenciais para identificação precoce de doenças que causam a cegueira, tais como: catarata, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), retinopatía diabética, glaucoma, descolamento de retina, dentre outras.

As avaliações também identificam a capacidade de a pessoa enxergar de longe ou de perto. Neste sentido, os problemas mais recorrentes são: a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Sendo bastante comum as pessoas deduzirem que não tem problemas e julgam erroneamente que estão enxergando de forma adequada, mas sua visão está muito aquém do padrão que temos como dentro do normal. São vários os fatores que as condicionam a não terem referência do que é visão dentro do normal e que seus olhos não estão saudáveis. Consultar um especialista é importantíssimo, pois eles sim têm formação, além dos padrões de referência e aparelhos para verificarem a saúde visual e ocular de forma adequada.

 Confira mais detalhes sobre as doenças mais comuns que podem levar à cegueira:

  • glaucoma pode ser prevenido pelo controle da pressão intraocular, que quando aumentada representa o principal fator de risco, e também o único modificável. Seus sintomas são irreversíveis, ou seja, o tratamento do glaucoma visa apenas impedir a sua progressão, porém não restabelece a visão que foi perdida, o que torna ainda mais urgente a importância de detectar e tratar essa doença nos seus estágios mais iniciais. Além do tratamento clínico com colírios, novas opções terapêuticas vêm surgindo para controle da pressão intraocular, como cirurgias minimamente invasivas (implantes) e uma técnica com laser (SLT).
  • retinopatia diabética pode ser prevenida pelo controle adequado do diabetes, baseado em hábitos de vida saudáveis (dieta e exercícios físicos) e uso correto de medicações, visando o controle da glicemia (nível de açúcar no sangue). Uma vez estabelecida, a retinopatia diabética pode ser tratada de acordo com o estágio da doença. Terapias como fotocoagulação a laser e injeção intravítrea de antiangiogênicos são essenciais para o controle da doença, podendo melhorar os sintomas de perda visual. No entanto, estágios avançados da doença podem levar à cegueira irreversível.
  • DMRIé a principal causa de cegueira na terceira idade em países desenvolvidos, afetando geralmente pessoas acima de 70 anos. Em sua forma seca (mais inicial e branda), o tratamento, baseado em complementos vitamínicos, é pouco eficaz. Na sua forma úmida, novos vasos sanguíneos se formam na região da mácula e causam sangramento e edema. Essa forma, apesar de mais agressiva, pode ser tratada com uso de injeções intravítreas de antiangiogênicos, que melhoram a visão e controlam a progressão da doença por tempo variável.
  • catarata do adulto ou idoso é reversível com a cirurgia. Ela pode aparecer mais precocemente em fumantes, diabéticos, altos míopes, pessoas com alta exposição ao sol, devido ao uso de certos medicamentos, ou após trauma ocular, entre outros fatores. A catarata senil é um processo inerente ao envelhecimento do cristalino.

Desde 2006 a Clínica Enxergar Exames Visuais dedica-se na análise e melhora do sistema visual e da sua integração com os outros sentidos.

Nosso objetivo é detectar e tratar os problemas visuais que interferem no rendimento da pessoa que podem impedir ou impedem no alcance do seu máximo potencial com conforto. Para tal somos especialistas na determinação de defeitos refrativos, disfunções visuais, e avaliação de habilidades do sistema visual e de integração deste com outros sistemas, especificando as ações e/ou medidas corretivas adequadas como uso de lentes, hábitos saudáveis, ergonomias visuais, terapias e exercícios nesta área da saúde sem a utilização de drogas ou intervenções cirúrgicas.

Analisamos os problemas visuais desde um ponto de vista global, considerando o sistema visual como um integrante do organismo. Portanto, atuamos na prevenção de problemas oculares e sistêmicos, aonde sendo identificado suspeita e/ou alterações de ordem patológicas o paciente será orientado a procurar os especialistas das áreas afins.

Trabalhamos com pacientes de todas as idades e com diferentes tipos de habilidades e/ou dificuldades visuais.

Fontes:www.cbco.com.br/abril-marrom e www.hogv.com.br/saiba-mais-sobre-a-campanha-abril-marrom/.