Auxílios Ópticos Para o Sistema Visual

Os auxílios ópticos para o sistema visual se dividem em vários tipos, os principais são:

[divider]

Correções Refrativas

As lentes de correções refrativa são prescritas para compensar o excesso ou a falta de potência do globo ocular (erros refrativos/ametropias) e assim proporcionar imagens nítidas na retina. Por tanto, permitem compensar os erros refrativos como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo ou a presbiopia.

Em função do número de potências focais as lentes podem ser:

[divider]

Lentes de Rendimento

O objetivo dessas lentes não é compensar nenhum defeito refrativo, mas sim modificar a acomodação o “esforço” que o sistema visual tem que fazer para manter a imagem focada. Em muitos casos se utilizam óculos bifocais para proporcionar um equilíbrio focal de longe e perto mesmo em crianças e jovens.

[divider]

Lentes Prismas

As lentes prismáticas são lentes que quando olhamos através dela observamos deslocamento aparente do objeto de fixação.

Da mesma forma que as lentes de correções refrativas, os prismas podem ter uma função compensatória ou uma função Comportamental (prismas posturais).

Os prismas compensatórios são utilizados em estrabismos, em casos de visão dupla, em traumatismos crânio-encefálicos ou em dificuldades para alinhar os eixos visuais.
Os prismas posturais são utilizados para modificar a percepção do espaço levando o paciente a mudar sua postura visual, corporal e a realizar mudanças no seu comportamento em geral.

Dentro deste grupo encontramos os Micro Prismas e os Prismas Gêmeos, chamados desta forma porque sua prescrição é realizada com a mesma potência e a mesma base em ambos os olhos. Estes prismas são usados para tratar problemas de visão binocular, problemas acomodativos, miopias de aparição recente, lesões cerebrais e traumatismos crânio-encefálicos.

[divider]

Lentes Filtrantes

Pioneiramente no Brasil dispomos na Enxergar Exames Visuais de inovador e relevante aplicativo, que permite aos usuários alterarem as cores das imagens para ver como estas seriam se vistas através de lentes coloridas. Os usuários podem mudar as cores até que as imagens sejam processadas de acordo as escolhas do especialista e/ou paciente. Logo este aplicativo determinar quais matizes existentes nos arquivos estão nas proximidades das matizes dos filtros personalizados com uso deste. As imagens para analise das matizes dos filtros fornecidas são cenas da natureza, para fins especiais, imagens de teste para daltonismo (Ishihara), dentre outras imagens relacionadas com apelos terapêuticos e muito mais.

Os usuários podem fazer upload de imagens de interesse e visualizar estas de forma simulada, para analisar como ficariam com diversas matizes, podendo se beneficiar sobremodo em muitos casos, pois exibem imagens em monitores (tela de computador) com características muito similar ao que seriam visualizadas por pessoas que estivessem utilizando óculos solares, filtros terapêuticos, dentre outros artigos ópticos com os pretensos e/ou personalizados filtros de cores.

Desta forma poderemos selecionar as cores de filtros de ampla lista de matizes já disponíveis em nossos arquivos, ou gerar até personalizações de matizes com filtros de cores novas.

Dentre os vários recursos deste aplicativo para os pacientes e usuários estão:

Selecionar cores de óculos solares agradáveis;
De forma experimentais ou com matizes reconhecidas para aprimorar a percepção visual de daltônicos;
Melhorar habilidades e o rendimento do sistema visual;
Contribuir terapeuticamente com filtros para saúde visual com matizes personalizadas ou reconhecidas.

Como podemos constatar no vídeo acima o aplicativo permite analisarmos a cores das images como seriam vistas através de lentes filtrantes personalizadas, conforme determinado pela localização do cursor na tela. Tendo escolhido uma cor de filtro personalizado, então podemos identificar quais matizes de filtros com padrões existentes estão mais próximas dos filtros personalizados para utilizarmos ou customizarmos um novo filtro com maior semelhança aos obtido na nossa personalização. Contudo este aplicativo pode nos ajudar a customizar e/ou a criar filtros com cores personalizadas, mas principalmente podermos realizar vários ensaios em nosso pacientes ou qualquer usuários com uma extensa gama de excelentes filtros de cores com eficacia reconhecida que estão arquivados no sistema que seria dispendioso ou até inviável termos caixas de provas com tamanha gama de filtros e com tamanha facilidade de se realizar os ensaios.

[divider]

Lentes de Contato (LC)

As lentes de contato permitem que o paciente possa corrigir seu erro refrativo (miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo) sem a necessidade de usar óculos.

O seu uso oferece inumeráveis vantagens como: praticar esportes sem riscos, aumento da visão periférica e uma visão mais aproximada a qual teria o paciente caso não tivesse um erro refrativo.

Atualmente existe no mercado muitos materiais e frequência de utilização: diárias, mensais ou de uso prolongado e essa inúmera variedade reduz muito a quantidade de pessoas não-aptas para o uso de lentes de contato.

A adaptação de lentes de contato é uma ferramenta de trabalho indispensável para determinados tipos de tratamento e o Optometrista é, por excelência, o profissional mais indicado para a adaptação dessas lentes.

Em pacientes com ambliopia, estrabismos e anisometropia o uso de lentes de contato não é somente uma opção mais de tratamento, mas funcionalmente, é a opção mais indicada tanto se iniciamos um tratamento de Terapia Visual ou não. Por esse motivo, muitas vezes, é recomendado o uso de lentes de contato em crianças. Graças ao grande avanço da tecnologia, hoje existem lentes que podem ser adaptar em qualquer idade, inclusive em bebês com total segurança.

Existem também algumas adaptações especiais de lentes de contato, cujas quais, poucos profissionais estão capacitados para realizá-las. Entre elas estão:

Adaptações de LC em córneas irregulares;
Ortoceratologia (Ortho-K) (no momento não estamos adaptamos este tipo de lentes, item puramente ilustrativo e informativo).

Adaptações de lentes de contato em córneas irregulares

A córnea é a parte anterior do olho e sua função é proteger a Iris (parte colorida do olho) e o Cristalino (lente interna do olho). Esta estrutura é transparente e graças a sua forma convexa atua como uma lente para focalizar os raios de luz. Quando a córnea tem anomalias severas na sua forma denominamos essa córnea de irregular.consequência de uma irregularidade corneal é uma redução visual do olho afetado.

O que pode causar córneas irregulares?

Podemos encontrar irregularidades corneanas causadas por:

A consequência de uma irregularidade corneal é uma redução visual do olho afetado.

Como se tratam as irregularidades corneanas?

Em muitos casos, a cirurgia de transplante de córnea é recomendada como a única alternativa para os casos de irregularidades corneanas, mais isso não é sempre assim. A adaptação de uma lente de contato pode melhorar a visão significativamente, em diferentes proporções dependendo de cada caso.

Atualmente existem lentes de contato mistas, isto é, rígidas no centro e gelatinosas na periferia. São indicadas para ceratocone e apresentam um conforto superior as lentes de contato duras. A alguns anos as únicas lentes que se tinha capacidade de corrigir as distorções visuais eram as lentes de contato rígidas permeáveis ao gás (RGP). Os Optometristas realizam estes tipos de adaptações através de um exame específico e o uso das técnicas mais atualizadas.

[divider]

Terapias Visuais

O conceito de terapias visuais que se utilizamos vai muito mais além do que se imagina como “fisioterapia” ou “estimulação” para os olhos. Nossa terapias visuais estão baseada na neuroplásticidade cerebral e nosso objetivo é criar novos aprendizados sobre as habilidades visuais.

Em função dos resultados obtidos no exame optométrico, de percepção, de processamento da informação visual e das necessidades escolares, acadêmicas, laborais, esportivas ou de ócio do paciente, preparamos um programa personalizado de exercícios orientado a desenvolver e potencializar ao máximo as habilidades visuais e a integração das mesmas com o resto dos sentidos. Dessa maneira conseguimos mudar o modo de utilizar o sistema visual e como conseqüência melhoramos o rendimento escolar, laboral, esportivo e reduzimos ou eliminamos os sintomas que apresenta inicialmente o paciente. Resumindo, criamos novas conexões neurológicas, criamos uma nova maneira de ver.

Existem uma série de dúvidas frequentes sobre as terapias visuais. Vamos responder algumas delas:

Como são feitaa as Terapias Visuais?

Os programas de Terapias Visuais são habitualmente realizados com a combinação do trabalho no consultório e em casa.

O trabalho no consultório é realizado, no mínimo, uma vez por semana em sessões entre 45 e 60 minutos com exercícios específicos e nos níveis adequados para cada caso. Nas sessões realizadas no consultório, também são explicados os exercícios que devem ser praticados em casa.

As terapias em casa consistem em série de exercícios de aproximadamente 20 minutos e são necessários para a automatização das mudanças adquiridas no consultório. Estes procedimentos são modificados à medida que o paciente avance nas terapias. Para conseguir estas mudanças é imprescindível a implicação do paciente e dos pais no caso de crianças.

Quanto tempo dura um programa de Terapia Visual?

A duração de um programa de Terapia Visual varia em função do problema e dos objetivos a conseguir.

Uma vez realizada a avaliação, feito o diagnóstico e planejado os objetivos das Terapias, o Optometrista Comportamental poderá proporcionar um tempo estimado de duração do tratamento.

E durante o tratamento, o Optometrista realiza exames para avaliar a evolução do paciente e em função do observado as estimativas iniciais poderão ser ajustadas.

É possível combinar as Terapias Visuais com outras terapias?

Sim. Em alguns casos o Optometrista pode considerar necessário a realização de outras terapias, como por exemplo: a Osteopatia, a Fisioterapia, a Reeducação Auditiva ou a Psicologia.

Quais habilidades visuais são trabalhadas em programas de Terapias Visuais Comportamentais?

As Terapias Visuais Comportamentais trabalha com uma grande porcentagem de êxito em:

Ao finalizar o programa, através da repetição de uma série de exercícios específicos, conseguiremos automatizar e integrar as mudanças neurológicas que passarão a formar parte do paciente sem que ele precise fazer nada para mantê-las e sem medo que os problemas visuais voltem a aparecer.

[divider]

Reabilitações Visuais

Os principais pacientes na reabilitações visuais são pessoas com visão subnormal (baixa visão). Em geral as reabilitações visuais são indicadas para pacientes com visão subnormal quando se esgotam os tratamentos oftalmológicos e de outras áreas da saúde visual que lhes possibilitem sair deste grau de déficit na percepção visual. As reabilitações nestes casos visam ensaios e adaptações de auxílios ópticos (lentes de aumento, lupas, telelupas, prismas, filtros…), não ópticos (aproximação, recursos de aumento, iluminação, propriocepção, comportamentais…) ou recursos eletrônicos (lupas eletrônicas e afins) para melhorar a qualidade visual do paciente para determinadas atividades buscando sua maior autonomia e conforto. Os ensaios são realizados sem dilatar as pupilas, normalmente o paciente faz, mais de duas visitas para a conclusão dos ensaios e adaptações, senso desejável que traga recursos que já utiliza na tentativa de melhora das atividades da vida diária.