Anualmente, abril é marcado pela celebração do mês de conscientização da população acerca das ações de prevenção à cegueira, que englobam diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Batizada de “Abril Marrom”, a campanha visa chamar a atenção para cuidados importantes de manutenção da saúde ocular, e o marrom foi escolhido para simbolizar a iniciativa por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros.

Estima-se que, atualmente, a cegueira atinja cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil, entretanto, aproximadamente 60% das doenças oculares que causam o problema são tratáveis, o que apenas evidencia a necessidade de conscientização acerca do diagnóstico e do tratamento precoce. E a questão torna-se ainda mais importante quando entendemos que cerca de 85% da nossa comunicação com o mundo exterior está ligada à visão.

De acordo com pesquisas recentes, quase 80% dos casos de cegueira são evitáveis ou tratáveis, o que, em outras palavras, indica que quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando caso tivessem sido diagnosticados e tratados a tempo. Neste sentido, a consulta periódica com um especialista e a realização regular de exames visuais e oculares é essencial para que doenças como a Catarata, a Retinopatia Diabética e o Glaucoma sejam evitadas.

Fique de olho: Diabéticos, crianças, adultos acima de quarenta anos e idosos acima de sessenta anos fazem parte do grupo de pessoas mais propensas ao problema, o que significa que os cuidados com a visão devem ser redobrados!

Deixe uma resposta